Nossas Reuniões
Domingo: 09h e às 18h30
Terça: Oração às 14h
Quarta: Célula nas Casas
Sexta: Culto da Família

Previous Next

O foco é cristo

  • 09/08/2017
  • Administrador

Como é difícil mantermos o foco naquilo que realmente é importante.

É muito fácil nos distrairmos, com o excesso de informação parece que nossa cabeça está tão cheia de coisas que acabamos esquecendo de outras coisas, como de algum compromisso, datas de aniversários, alguns não lembram nem o que comeram no almoço de ontem.

O que não podemos é perder o nosso foco e nem perder o nosso alvo aqui na terra!

Hoje vamos ler e falar um pouco sobre Salomão. Homem sábio e inteligente e que em certo momento Deus se manifestou a ele, e claramente ele pode ver, ouvir e falar com Deus, foi quando o jovem Salomão, que poderia ter pedido tudo para Deus.

Se Deus aparecesse para você agora e falasse: Meu filho, peça o que quiser e eu te darei!

O que você pediria a Deus?

É como aquela história do Gênio da Lâmpada, e quem sabe se esta história não foi inventada, levando como base a história verdadeira de Deus e Salomão? Para o gênio da lâmpada mágica a pessoa pode fazer até três pedidos. Talvez se Salomão tivesse tido a oportunidade de pedir 3 coisas, ele não seria tão bem sucedido.

O que você pediria?

Alguns falariam:
1. Deus me dá uma casa, não aguento mais pagar aluguel.
2. Deus me dá uma esposa ou um marido.
3. Deus, me dá aquele carro.
4. Deus, me dê saúde por favor.
5. Deus, me de uma vida longa e abençoada.

Tem um personagem Bíblico pouco conhecido, um jovem chamado Jabez, a Bíblia fala pouco dele, mas o pouco que fala já nos mostra que ele era um jovem como eu e você, vamos LER 1 CRÔNICAS 4: 9 e 10: 09. Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe

Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz.

10. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.

O interessante do pedido de Jabez é que ele pediu apenas coisas para sí próprio:

1. Tomara que me abençoes. (E quem não quer ser abençoado?)
2. Que me alargues as fronteiras (Ou seja, que me dê terras e ser dono de muitas terras era ser muito poderoso naquela época, Jabez, pediu poder a Deus.)
3. Que seja comigo a tua mão (Jabez pediu a Deus que não o abandonasse e que ficasse com ele.)
4. E me preserves do mal. (Assim ele sabia que Deus o preservaria de qualquer mal, seja de inimigos humanos ou até mesmo espirituais.)

Alguns podem achar que o jovem Jabez doi egoísta de pedir coisas apenas para ele. Mas não, não é errado orar e pedir coisas para Deus, mas para que Deus tê de o que pede é fundamental ter o coração em Deus e não nas coisas que se está pedindo.

Aconteceu o mesmo com Salomão, mas diferente de ter 3 chances de pedir, Salomão tinha apenas uma. Ele não podia errar, ele não podia pedir qualquer coisa e foi o que ele fez:


2 Crônicas 1:7 Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.

8. E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar.
9. Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra.
10. Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?
11. Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei,
12. Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.

O jovem Salomão fez o único pedido que Deus daria e que com ele ainda teria tantas outras coisas que ele poderia tem, como honra, riquezas.

Agrada ao coração do Senhor, lhe pedir coisas nas quais você poderá abençoar a obra dele.

Não é pecado ter dinheiro ou ter as coisas, mas é pecado ter e não ser dizimista, é pecado ter e não ajudar aos que precisam, é pecado ter e não ajudar aquele seu irmão que não tem nada. Lembre-se da história do Rico e Lázaro.

Mesmo Deus tendo atendido ao pedido de Salomão, a história nos mostra que é preciso sempre vigiar e se manter atendo, com o foco correto naquilo que realmente é importante para Deus e não para os nossos próprios interesses.

Deus deu tanta sabedoria para Salomão que ele escreveu vários livros e poemas, vamos observar em Eclesiastes, lá no último capitulo, qual foi a conclusão de Salomão sobre ser JOVEM:


Eclesiastes 12

1 Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles";
2 antes que se escureçam o sol e a luz, a lua e as estrelas, e as nuvens voltem depois da chuva;
3 quando os guardas da casa tremerem e os homens fortes caminharem encurvados, e pararem os moedores por serem poucos, e aqueles que olham pelas janelas enxergarem embaçado;
4 quando as portas da rua forem fechadas e diminuir o som da moagem; quando o barulho das aves o fizer despertar, mas o som de todas as canções lhe parecer fraco;
5 quando você tiver medo de altura, e dos perigos das ruas; quando florir a amendoeira, o gafanhoto for um peso e o desejo já não se despertar. Então o homem se vai para o seu lar eterno, e os pranteadores já vagueiam pelas ruas.
6 Sim, lembre-se dele, antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; antes que o cântaro se despedace junto à fonte, a roda se quebre junto ao poço,
7 o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.
8 "Tudo sem sentido! Sem sentido! ", diz o mestre. "Nada faz sentido! Nada faz sentido! "

Salomão, um grande exemplo para os jovens da atualidade, tantos pelas suas escolhas certas quanto pelas erradas, exemplos que não devemos seguir, Salomão se esqueceu de um mandamento que Deus tinha deixado aos israelitas, que era não se casar com mulheres estrangeiras, pois as nações vizinhas tinham seus costumes e diferenças com o povo de Israel, elas serviam a imagens, sacrificavam a Deus falsos e Israel tinha uma ordem expressa de servir somente a Deus.

Por um bom tempo Salomão fez isso, mas em algum momento de sua vida, logo após se casar com 700 mulheres e ter ainda 300 concubinas, ou seja, Salomão tinha 1000 mulheres, e a Bíblia fala que no final de sua vida estas mulheres lhe perverteram o coração e o já idoso Salomão permitiu que em Israel fossem construídos altares idólatras, e o próprio Salomão prestou culto aos Deus falsos de suas esposas.

No entanto, no final de Eclesiastes ele parece chegar a algumas conclusões e faz um alerta para os Jovens, e jovem aqui creio que seja tanto pessoas mais novas quanto pessoas com mais idade, mas que ainda tem sua liberdade, ou seja, andam sem dores nas juntas, enxergam bem, comem bem pois ainda tem todos dentes, falam bem pois a voz ainda está forte e vigorosa, este texto fala com você jovem, não importa se tem 10 anos ou 60 anos.

No verso 8. Salomão fala: "Tudo sem sentido! Sem sentido! ", diz o mestre. "Nada faz sentido! Nada faz sentido! "

Se você jovem busca sentido para a sua vida, saiba que você precisa manter o foco!

Conta-se a história de um jovem que certo dia chegou ao seu pastor e disse:

  • Pastor, estou de saída da igreja. Não quero mais saber de Jesus Cristo.

  • O pastor meio que surpreso e cético disse: É mesmo meu jovem, mas me dia o porque?

  • O jovem disse: Então pastor, tenho observado a nossa igreja:

  • Vejo que os jovens não prestam atenção no culto, pois sempre estão em seus celulares.

  • Algumas das senhoras eu já vi comentando sobre a roupa que a outra estava usando.

  • Já vi algumas pessoas fofocando sobre as outras.

  • Eu vi que no momento da oração muitos não oram.

  • Vi que o grupo de louvor as vezes desafina.

  • E tantas outras coisas erradas que vejo as pessoas fazendo aqui na igreja, é impressionante.

  • Então o pastor lhe disse: Meu jovem, antes que vá embora quero te dar apenas um desafio.

  • Logo o pastor encheu até a boca um copo com água, mas sem transbordar, deu ao jovem e disse: Quero que você dê 3 voltas na igreja segurando este copo com água, mas não pode deixar derramar nenhuma gota ao chão.

  • O jovem achou o desafio muito fácil e disse, tudo bem pastor, vou fazer isso e depois vou embora.

  • E lá se foi o jovem com seu copo de água, deu a primeira volta e não derramou nenhuma gota, deus a segunda volta e não derramou nada, deu a terceira volta e mesmo assim não derramou nenhuma gota.

    Voltou ao pastor e disse, está aqui seu copo pastor, não derramei nenhuma gota.

  • Então o pastor lhe disse: Filho, enquanto deu as 3 voltas na igrejas, você viu alguém fofocando?

  • Ele disse: Não pastor, eu não vi.

  • Você viu alguém comentando sobre as roupas dos outros?

  • Ele disse: Não pastor, eu não vi.

  • Você viu alguém no celular?

  • Ele disse: Não pastor, eu não vi.

  • Você viu alguém que não orava?

  • Ele disse: Não pastor, eu não vi.

  • Você viu alguém desafinando?

  • Ele disse: Não pastor, eu não vi.

Então o pastor lhe falou: Sabe porque? Você estava focado no copo para não derramar a água.

É o mesmo com a nossa vida, enquanto nosso foco estiver em Jesus Cristo, não teremos tempo de nos desanimar com outras coisas, pois saberemos para que viemos e por que Deus nos chamou, mantenha o foco em Cristo e sua vida nunca perderá o sentido!

Carregando Comentários ...