Como Jesus usou as Escrituras Sagradas

  • 06/07/2017
  • Administrador

Em nosso dia a dia passamos por diversas situações complicadas. Muitas das vezes não sabemos como agir em algumas delas e acabamos fazendo escolhas erradas. Escolhas que serão dignas de arrependimento no futuro.
Ou nos deparamos com alguma situação, paramos por um momento e pensamos: E agora, o que fazer?
Jesus na sua vida como ser humano aqui na Terra também passou por muitas situações complicadas, viveu como um de nós. Sofreu tentações, foi ridicularizado,  foi humilhado, cuspido, maltratado, julgado, condenado e tudo isso sem ao menos ter cometido nenhum erro. Jesus foi e é o nosso grande exemplo para todos os momentos difíceis que passamos em nossa vida. Ele nos deixou o exemplo de como seguir. Mostrou-nos como agir em todos os tipos de situações.
Jesus usou a bíblia. É isso mesmo, o próprio Deus usou a sua palavra para vencer todas as fases difíceis de sua vida. Ele nos deixou o exemplo de como devemos seguir. Deixou-nos o exemplo de que se queremos vencer o mal precisamos conhecer a bíblia e aplica-la em nossas vidas.
Você confia na bíblia como a palavra de Deus? Você acredita que a bíblia sempre diz a verdade?
- Você acredita na história da criação do mundo? Genesis 1 e 2
- No dilúvio Genesis 6: 11-9
- A história de Jonas e o grande peixe
- Davi e o Gigante Golias
- Os amigos de Daniel na fornalha de fogo
- Daniel na cova dos leões
Jesus nos deu  o exemplo, ele cria no Antigo Testamento como a palavra do próprio Deus!


JESUS ENSINOU SOBRE O ANTIGO TESTAMENTO
Jesus confirmou o antigo testamento como a palavra de Deus.
Jesus afirmou que as escrituras sagradas não podem falhar. João 10:35 (NTLH) “Sabemos que as escrituras sagradas sempre dizem a verdade” Dessa forma ele atribuiu toda confiança as palavras do Antigo Testamento.
Em Mateus 5:17 diz: Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir 
No versículo 18 diz: Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. 

Jesus condenou os judeus pela sua falta de fé nas escrituras de Moisés o qual confirmou ter vindo de Deus:
João 5:46-47 Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito.
Visto, porém, que não crêem no que ele escreveu, como crerão no que eu digo? 

Jesus usou as escrituras em momentos variados de sua vida, para ensinar os discípulos sobre o próprio Deus ou auxiliá-los em suas dúvidas e o principal, para salva-los da perdição da morte eterna sem Deus.
Jesus conhecia muito bem o antigo testamento, durante seu ministério citou muitos trechos da bíblia, vejamos alguns exemplo:
- Para seus opositores - Mateus 12:1-8
Naquela ocasião Jesus passou pelas lavouras de cereal no sábado. Seus discípulos estavam com fome e começaram a colher espigas para comê-las.
Os fariseus, vendo aquilo, lhe disseram: "Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido no sábado".
Ele respondeu: "Vocês não leram o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam com fome? Ele entrou na casa de Deus, e juntamente com os seus companheiros comeu os pães da Presença, o que não lhes era permitido fazer, mas apenas aos sacerdotes. Ou vocês não leram na Lei que, no sábado, os sacerdotes no templo profanam esse dia e, contudo, ficam sem culpa? Eu lhes digo que aqui está o que é maior do que o templo. Se vocês soubessem o que significam estas palavras: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’, não teriam condenado inocentes.
Pois o Filho do homem é Senhor do sábado". 

- Para um Jovem
Em Mateus 19:18 Jesus diz ao jovem rico para guardar os mandamentos e cita alguns versículos de Êxodo 20.
- Na hora da morte
Mesmo na cruz as últimas palavras de Jesus são do antigo testamento.
Vejamos o Salmo 22.1 Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia?
Em mateus Jesus repete este versículo antes de morrer:
Mateus 27:46 Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni? " que significa: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? " 
Jesus disse que ele é o cumprimento do antigo testamento. Você acredita nisso?  Se Jesus não tivesse existido todo o velho testamento estaria sem sentido hoje,  mas através dele tudo passou a ter sentido, vida, significado.
Temos alguns textos bíblicos do velho testamento que nos mostram como, mesmo a muitos anos antes de Jesus nascer tudo já estava escrito a respeito dEle:
- Ele nasceria em Belém: Miqueias  5.2 - Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. 

- Nasceria de uma virgem: Isaias 7:14 - Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel. 

- Seria o próprio Deus: Isaias 9:6  - Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. 
- Ele viria para salvar e curar: Isaias 35-4 e 5: digam aos desanimados de coração: "Sejam fortes, não temam! Seu Deus virá, virá com vingança; com divina retribuição virá para salvá-los".
Então se abrirão os olhos dos cegos e se destaparão os ouvidos dos surdos.
Então os coxos saltarão como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria. Águas irromperão no ermo e riachos no deserto. 
- Seria vendido por 30 moedas de prata: Zacarias 11:12 - Eu lhes disse: Se acharem melhor assim, paguem-me; se não, não me paguem. Então eles me pagaram trinta moedas de prata. 
- Sua vestes seriam divididas e sorte seria lançada sobre a sua túnica: Salmos 22:18 - Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes. 

-  Seria elevado ao céu e se assentaria a direita de Deus: Salmos 110:1 O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés". 

Esta última profecia foi cumprida em Mateus 26:64 que diz: chegará o dia em que vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu". 
- Com isso Jesus nos mostra ser ele o cumprimento do antigo testamento e pede aos judeus de sua época que examinem as escrituras sagradas e afirma que elas dão testemunho dele como Senhor e Salvador do mundo.
No novo testamento vemos Jesus falando varias vezes, “ para que se cumpra as escrituras sagradas” Jesus sempre teve certeza e mostrou as pessoas que o velho testamento falava respeito dele como Salvador.

O próprio Davi escrevendo um Salmo falou: Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Salmos 119:11
E nós, como temos vivido? Temos guardado a palavra de Deus em nossos corações para não pecar contra Deus? Temos vivido verdadeiramente a sua palavra? 
Nos distanciando da mentira, da corrupção, da imoralidade sexual, da inveja e de tantas outras coisas que nos afligem a cada dia.
Jesus nos deixou o exemplo de como viver, de como o servir e de como ele deseja que vivamos. 


Em MATEUS 4:1-11 Jesus venceu a tentação do diabo citando a palavra de Deus e o diabo não pode o resistir, vamos ler: 
Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães".
Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’".
Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse:
"Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’".
Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’".
Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.
E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar".
Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’".
Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram. 

- Em efésios 6: 17 a bíblia é conhecida como “A ESPADA DO ESPIRITO” é uma arma importante para vencermos as lutas. 
Jesus usou essa importante arma quando foi tentado pelo diabo no deserto e o diabo não pode o resistir.
- A bíblia diz em 1 Pedro 5:8 Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. 

Só poderemos ficar firmes se conhecermos bem a palavra de Deus assim como Jesus se aplicava em conhecer, pois é a palavra de Deus que vai afastar o diabo através da nossa vida de devoção diária ao Senhor. 
 

Carregando Comentários ...