Quando Deus diz que não

  • 08/07/2017
  • Administrador

Nos dias atuais estamos acostumas a ouvir mensagens sobre este tema. Quando tudo diz que não! E podemos ver vários exemplos bíblicos que falam da mesma coisa.
Vamos citar o exemplo de J
ó. A Bíblia relata que Jó era um homem muito rico e influente. Quem ai não deseja ser rico, ou pelo menos viver bem sem ter falta de nada, ter uma casa boa, uma família abençoada e a bíblia relata que os filhos de Jó visitavam uns aos outros e davam festas, e que Jó como um homem justo oferecia sacrifícios a Deus em nome de seus filhos pensando: pode ser que meus filhos tenham exagerado na festa e desagradado a Deus, até mesmo blasfemado contra Deus. Só que esse foi apenas o primeiro estágio de Jó. Depois disso ele perdeu sua família, perdeu o dinheiro, perdeu a influência e perdeu a vontade de viver. O que sobrou para Jó foi amigos que o criticavam e uma mulher que blasfemava contra Deus.  Que situação este homem ficou. Seu estagio agora era degradável. Tudo dizia a ele que não. Os amigos, a esposa e todo e qualquer tipo de circunstancia no mundo. Ela estava como um homem sem perspectivas como qualquer um de nós ficaria em seu lugar a não ser que tivesse uma grande fé em Deus. Foi em Deus que Jó buscou forças para continuar e no momento devido Deus o restituiu todas as coisas e ainda com mais abundancia.
Tudo dizia que não para Jó. Mas Deus tinha outro plano para ele.


Outro personagem bíblico que passou por uma situação onde tudo dizia que não era Noé. Um homem que desafiava a sociedade em que vivia para cumprir a vontade de Deus, e que era chamado de louco por estar construindo uma arca, um grande barco. As pessoas olhavam os planos de Noé e diziam, este homem está louco, perdeu o juízo. Nem ao menos está construindo isso perto da água. Mas Noé sabia o que Deus estava para fazer com a raça humana. Aos olhos humanos tudo dizia que não para Noé. As palavras das pessoas poderiam ter o desanimado. Desencorajado. Mas não foi isso que aconteceu.
Tudo dizia que não para Noé. Mas Deus tinha outro plano para ele.
Outro personagem bíblico onde tudo dizia que não era Neemias. Este homem vivia como escravo em outra terra, e ele servia ao Rei Artarxerxes da Pérsia. Quando um dia ao servi-lo ele olhou para Neemias e disse: Porque você está triste? E depois disse: O que me pedes agora? Você já imaginou isso. O Rei do maior império da época se preocupar porque o copeiro dele está triste? E Neemias aproveitou a oportunidade para pedir ao rei que deixasse ele voltar para a sua terra durante um tempo e reconstruir os muros. E o rei Foi favorável a ele e o ajudou muito. Só que Neemias e o povo de Israel tinha ainda muito inimigos que faziam de tudo para que a cidade e o muro não fossem erguidos novamente. Neemias poderia ter desanimado, mas não foi isso o que aconteceu. Tudo dizia que não. Ele era um escravo apenas. 
Tudo dizia que não para Neemias. Mas Deus tinha outro plano para ele.
Tudo dizia que não para Jó, tudo dizia que não para Noé e tudo dizia que não para Neemias.
 Tem ainda mais um personagem bíblico, este passou por grandes dificuldades em sua vida. Mas o período da vida dele em que vamos falar é um tempo tranquilo e de paz. Tudo estava sob controle em seu reinado e ao contrario dos outros personagem que vemos, tudo o que ele ia e desejava fazer as pessoas olhavam e falavam, Deus é contigo. Faça o que estiver em seu coração.
Para este personagem foi diferente. Tudo dizia que sim. Mas a pessoa principal disse a ele que não!
II Samuel   7: 1-13 
Deus deu paz a Davi por todos os lados e em todos os aspectos de sua vida, nada lhe faltava. Ele vivia num palácio grande e bonito construído de cedro e pensou. Eu estou morando aqui neste lindo e confortável palácio mas a arca do nosso Deus e o nosso Deus não tem nem ao menos uma casa em seu nome.  Davi era o rei, podia fazer tudo o que queria e realmente, tudo o que ele fazia Deus abençoava. Você já pensou nisso? É uma algo maravilhoso demais para compreendermos perfeitamente e este homem com o coração segundo a vontade de Deus tinha uma intenção muito nobre. Construir algo para Deus e quando tudo dizia que sim pois.
- Davi tinha Dinheiro
- Tinha Fama
- Tinha Deus ao seu lado em tudo
Quando tudo dizia que sim e Davi estava animado. Deus veio e disse que Não.
Fico imaginando como deve ter sido para Davi. Pois quando ouvimos não isso muitas vezes desanima. Mas quando tudo diz que sim e o próprio Deus diz que não. O que fazer nesta situação? Como pensar? Como agir? 
Davi foi um grande Salmista e muitas das fases de sua vida foram marcados por Salmos. Enquanto outros escreveram sobre Davi, como vemos sua história no Livro de Crônicas, Reis e Samuel, ele mesmo escrevia o que estava sentindo em forma de Salmos. Davi fou um grande escritor de Salmos, um grande compositor. Vamos ler esta passagem de Salmos e entender um pouco mais sobre o que Davi passou e como foi a reação dele ao ouvir o Não de Deus!
Salmos 132: 1 – 15 
Outro texto que nos mostra a atitude de Davi com relação ao Não de Deus está em 
1 Cronicas  22: 6 a 13
Neste texto Davi manda chamar seu filho Salomão e ordena a ele que construísse o templo em honra a Deus e explica a ele que Deus o tinha rejeitado para esta tarefa, mas diz a Salomão. Seja forte meu filho pois Deus está contigo e você que construirá este grande templo, e empreenderá esta grande obra. 

Deus disse que não para Davi, pois ele tinha sido um grande guerreiro. Mas disse a ele que seu filho Salomão era quem construiria o templo. Sabendo disso Davi poderia ter ficado quieto e parado a descansar. Pois o trabalho não seria dele mesmo. Pelo contrario, Davi se levantou e começou a desenhar os projetos de como seria o templo de Deus. Depois começou a juntar Ouro, prata e tudo mais que precisava para construção. Pedreiros, marceneiros, ou seja, mão de obra qualificada para o grande trabalho. 
Olha quanta coisa Davi conseguiu antes de morrer para que seu filho já tivesse tudo o que precisava para construir o grande templo de Deus:
1 Cronicas  14 – 16.
Muitas vezes Deus nos diz que sim, Deus diz espera um pouco meu filho, ainda não é o momento e Deus também diz que não. Tudo isso para o nosso bem. Só que mesmo com essa resposta Davi se prontificou a fazer o que era preciso para facilitar este trabalho para o seu filho.
Tantas vezes ficamos desanimados com um Não de Deus ou até mesmo quando Deus diz que SIM e a sociedade, família, amigos e tudo diz que não.
- Não devemos ficar parados. Devemos agir com oração. Orar e ter ação. Buscar a direção de Deus para todos os momentos de nossas vidas. Para todos os desafios temos o socorro e auxílio de Deus.
- Assim como Davi tinha sido zeloso para com Deus e com o seu templo que nem mesmo tinha sido construído, também devemos ser zelosos com a Igreja de Deus. Ela também é um templo nos dias atuais, é o local que reservamos para nos reunir como família e prestar culto a Deus. A bíblia fala sobre os dízimos e ofertas Mara que haja mantimento na casa do Senhor. Temos que cuidar do templo, da igreja de Deus.
- Temos que cuidar também do templo do espírito santo de Deus. 

Ser zeloso com o que Deus nos deu. O nosso corpo tem que glorificar a Deus com santidade. O nosso corpo é o templo do espírito santo de Deus nos dias atuais. Viver longe da promiscuidade, prostituição, viver longe da pornografia e dos olhos impuros que cobiçam ou que sentem inveja. Isso é cuidar bem do templo de Deus.
Final
O que você tem feito com o templo de Deus. Pela sua casa mas principalmente pelo seu corpo que é a morada do altíssimo aqui na terra?
 

Carregando Comentários ...